Entre o Corpo e o Espírito

Entre o Corpo e o Espírito

Tratamos corpo e espírito como se fossem coisas distintas, separadas, que não se tocam. O corpo tratamos com os técnicos e o espírito com os religiosos.

Muitas manifestações do que é comumente chamado “espírito”, a Psicanálise denomina “inconsciente” e afirma que corpo e inconsciente são intimamente ligados e que produzem ações e reações um sobre o outro.

Assim como não se pode tratar uma parte do corpo sem levar em conta todo o restante deste corpo, não se consegue tratar adequadamente uma manifestação do e no corpo, sem a observação do inconsciente.

O inconsciente se manifesta no corpo através de sintomas, que se persistirem, se transformam em doenças. O contrário também é verdadeiro pois um corpo mutilado produz efeitos inconscientes. Uma dor física pode ter origem numa dor psíquica, e vice-versa.

Enquanto o corpo faz parte do mundo externo, o inconsciente é o nosso interior e lá armazenamos as emoções. É através dos sentidos que levamos as sensações para o nosso interior e as transformamos em emoções, que podem ser devolvidas ao mundo exterior ou armazenadas. Ao sermos atacados verbalmente, através da audição levamos a ofensa ao nosso interior, onde é registrada a emoção causada, que pode receber diversas formas de tratamento: exteriorizada e devolvida; internalizada e assumida; introjetada e tamponada, etc.

Uma menina, fisicamente diferente, fragilizada porque não consegue acolhida entre outras meninas e que ouve da irmã mais velha que parece um homem, pode internalizar isso e desenvolver obesidade para ocultar as formas corporais femininas e a sua sexualidade.

Neste caso, a intervenção no corpo somente maquiará a questão. Aqui o corpo é resposta e deve ser tratado em conjunto com o psíquico, que é a origem.

A busca pela transformação e/ou aceitação deve mobilizar a pessoa como um todo, no corpo e no psíquico, liberando emoções guardadas no inconsciente, que proporcionarão relaxamento ao corpo e para tanto, um profissional adequado poderá orientar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Agora tá ruim, mas no futuro

Depressão

O Invisível Concreto

Quem sou EU

Romper ou manter o relacionamento?

Para que e por que fazer análise?

Por que ele fez isso ?

Receita para ser feliz

Entre o Corpo e o Espírito

Angústia

Para que fazer Análise?

Discutindo a relação

As lembranças

Opinião e Palpite

Você é quem gostaria de ser?

Quem ama o feio, bonito lhe parece.

Por que rejeitamos a felicidade?

Mãe e filho

Por que vejo o mundo assim?

Doenças

O lado secreto da vida

Solidão

Por que tenho isso, Doutor?

As diferenças

A Morte

Sensações ruins

Vontade, desejo e felicidade.

O que é Psicanálise

Felicidade – Isso existe?

A Bolsa de Valores de Chiawg-Xui

Saia do buraco

Ano Novo – Tudo Velho

O que você quer?

As cracas da nossa vida

A vida que escolhemos

A Importância da família

Desejos

Doenças Psicossomáticas

O que é Análise Psicanalítica? Para que serve? Como atua?

A Mudança e a Decisão

Por que sou assim ?

Esclarecimentos sobre o tratamento psicanalítico.

A dor e a Psicanálise

Vou ser feliz e já volto

O carcereiro e o encarcerado