Esclarecimentos sobre o tratamento psicanalítico.

Esclarecimentos sobre o tratamento psicanalítico.

As pessoas que me procuram querem fazer análise, melhor, querem “fazer Psicanálise”, mas tem várias dúvidas sobre “o que é fazer Psicanálise”. Quem me procura já traz consigo um sofrimento psíquico, que lhe acarreta uma série de demandas e é importante que a sua decisão de “fazer Psicanálise” seja baseada em informações claras e precisas, que lhe possibilitem usufruir totalmente das técnicas de Freud, sem piorar o seu sofrimento.

Vamos começar esclarecendo as diferenças entre Psicanalista, Psiquiatra e Psicólogo, que tem formações e meios de atuação totalmente diferenciados. Psiquiatra é médico – somente ele, dentre os três, pode prescrever drogas farmacêuticas, solicitar e interpretar exames físicos, para tratar doenças mentais. Psicólogo fez Faculdade de Psicologia e atua sobre os processos mentais, como sentimentos, pensamentos e atitudes que estão causando o sofrimento. A sua formação é abrangente, o que o habilita a realizar diagnósticos psíquicos, em diferentes tipos de psicoterapia – como a cognitivo-comportamental, podendo fazer orientação psicológica e emitir laudos psicológicos. O Psicanalista fez um curso equivalente a uma Pós-graduação em teoria e técnicas psicanalíticas, expressamente baseado na ciência descoberta por Freud. Além da exigência que já tenha um curso superior é necessária a aprovação no curso de formação, que necessariamente inclui a sua própria analise pessoal. Ainda que aprovado na formação teórica, se na sua análise pessoal encontrar obstáculos, não será habilitado como Psicanalista.

Temos então que Psicanalista não é Psiquiatra ou Psicólogo, mas um desses também pode ser Psicanalista, se fizer a formação especifica.

Em suma, o Psicanalista é especialista na aplicação das teorias e técnicas elaboradas por Sigmund Freud.

Outra questão é quanto à duração do tratamento, que varia de acordo com o objetivo do analisante. Se o interesse é o de superar uma perda, feito isso, foi atingido o objetivo, mas se surge a motivação para se encontrar o porquê daquela perda ter causado tanto significado, a terapia pode ter continuidade.

A terapia acontece usualmente em sessões semanais, com duração aproximada de uma hora, pois não temos como adequado, sessões reduzidas.

As sessões devem ocorrer sempre no mesmo dia e horário, sendo esta disciplina importante. O pagamento é feito a cada sessão, no momento, no valor de R$ 70,00. Não aceitamos planos de saúde porque entendemos que tais empresas vilipendiam a atuação profissional e também não trabalhamos com “pacotes”, isto é, pagamento antecipado, em troca de desconto.

Nas sessões o analisante deve falar tudo o que lhe vier a cabeça, sem censura, vergonha ou procedimento lógico, dando a conhecer os sonhos que teve e o que lhe causa sofrimento psíquico. É particularmente incentivada a transferência entre analisante/psicanalista, isto é, TEM que haver “simpatia/empatia/fui com a cara/rolou uma química” ou algo parecido.

Se isto não ocorrer, indicamos categoricamente a quem nos procurou, buscar outro profissional.

O assunto é extenso e admite muitas variáveis. Nossa indicação para quem tem um sofrimento psíquico é para não hesitar em procurar um profissional, mas dar prosseguimento com o profissional ou tipo de terapia que melhor lhe convier, pois você não merece sofrer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Agora tá ruim, mas no futuro

Depressão

O Invisível Concreto

Quem sou EU

Romper ou manter o relacionamento?

Para que e por que fazer análise?

Por que ele fez isso ?

Receita para ser feliz

Entre o Corpo e o Espírito

Angústia

Para que fazer Análise?

Discutindo a relação

As lembranças

Opinião e Palpite

Você é quem gostaria de ser?

Quem ama o feio, bonito lhe parece.

Por que rejeitamos a felicidade?

Mãe e filho

Por que vejo o mundo assim?

Doenças

O lado secreto da vida

Solidão

Por que tenho isso, Doutor?

As diferenças

A Morte

Sensações ruins

Vontade, desejo e felicidade.

O que é Psicanálise

Felicidade – Isso existe?

A Bolsa de Valores de Chiawg-Xui

Saia do buraco

Ano Novo – Tudo Velho

O que você quer?

As cracas da nossa vida

A vida que escolhemos

A Importância da família

Desejos

Doenças Psicossomáticas

O que é Análise Psicanalítica? Para que serve? Como atua?

A Mudança e a Decisão

Por que sou assim ?

Esclarecimentos sobre o tratamento psicanalítico.

A dor e a Psicanálise

Vou ser feliz e já volto

O carcereiro e o encarcerado