Warning: Declaration of WP_SimplePie_Blog_Item::get_id() should be compatible with SimplePie_Item::get_id($hash = false) in /home/clickin/public_html/centropsicanalisefreud/site/wp-content/plugins/blogger-importer/blogger-importer-blogitem.php on line 24

Warning: Declaration of WP_SimplePie_Blog_Item::get_links($linktypes) should be compatible with SimplePie_Item::get_links($rel = 'alternate') in /home/clickin/public_html/centropsicanalisefreud/site/wp-content/plugins/blogger-importer/blogger-importer-blogitem.php on line 24

Warning: Declaration of Blogger_Import_List_Table::prepare_items($blogs, $JSInit) should be compatible with WP_List_Table::prepare_items() in /home/clickin/public_html/centropsicanalisefreud/site/wp-content/plugins/blogger-importer/blogger-importer-table.php on line 14
Vida sem sentido, semente que não germina

Vida sem sentido, semente que não germina

Enquanto a girafa independentemente onde nasça e cresça, vive e morre sendo uma girafa, o homem sofre contínuas modificações, sendo afetado pelo contexto social onde vive, mas também modifica esse contexto porque atua no grupo social ao seu redor.

Se o homem não se sentir parte do mundo onde vive, pela sensação de que o grupo não o reconhece como um integrante, não se importando com as suas atitudes, crenças e valores, isso faz com que ele passe a se sentir um nada, sentindo a vida como um vazio, onde “tanto faz como tanto fez”, situação que a técnica chama de “vazio existencial”.

Quem se sente assim se auto define como sendo um inútil e sente a própria vida como um tédio e reage de duas formas: agride o grupo, por exemplo, arrumando uma arma, invadindo a escola, matando quantos puder, na realidade, buscando a própria morte. Ou, cria um mundo artificial, se expondo sempre rodeado por pessoas, em situações agradáveis, todos felizes e sorridentes.

Para esse indivíduo que vive nesse “vazio existencial” há uma insatisfação generalizada, que não é dirigida a um ponto específico. Há uma tristeza que não é profunda, mas é persistente. O emprego, a família, os amigos, enfim, a vida como um todo é boa, mas nada lhe dá alegria. Ele não vive. Sobrevive.

Este conjunto é decorrente de situações vivenciadas ao longo da vida, que o empurram para a depressão, para a tristeza continua. Como não encontra uma saída, o indivíduo fica revoltado e se torna agressivo. Buscando uma válvula de escape, momentos de alívio, passa a usar drogas, farmacêuticas ou não.

E como se livrar disso?

É necessário identificar as situações que o levaram a essa prostração. Identificar as suas capacidades, traços de personalidade que podem ser transformados em atitudes, em atos concretos que modificarão sua vida.

Uma planta sadia é o resultado de uma boa semente, que germinou em terreno fértil. Semente boa em terreno ruim dá planta fraca. E qual a melhor semente? A de plantas frutíferas, as que fornecem madeira ou as que servem de pastagem?

Todas são boas. Todas são úteis. Mas mesmo a semente boa se não germinar, nunca será uma planta, nunca se realizará.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



O sentido da vida

A busca da Felicidade

Vida sem sentido, semente que não germina

Presente no passado e talvez com futuro

Agora tá ruim, mas no futuro

Depressão

O Invisível Concreto

Quem sou EU

Romper ou manter o relacionamento?

Para que e por que fazer análise?

Por que ele fez isso ?

Receita para ser feliz

Entre o Corpo e o Espírito

Angústia

Para que fazer Análise?

Discutindo a relação

As lembranças

Opinião e Palpite

Você é quem gostaria de ser?

Quem ama o feio, bonito lhe parece.

Por que rejeitamos a felicidade?

Mãe e filho

Por que vejo o mundo assim?

Doenças

O lado secreto da vida

Solidão

Por que tenho isso, Doutor?

As diferenças

A Morte

Sensações ruins

Vontade, desejo e felicidade.

O que é Psicanálise

Felicidade – Isso existe?

A Bolsa de Valores de Chiawg-Xui

Saia do buraco

Ano Novo – Tudo Velho

O que você quer?

As cracas da nossa vida

A vida que escolhemos

A Importância da família

Desejos

Doenças Psicossomáticas

O que é Análise Psicanalítica? Para que serve? Como atua?

A Mudança e a Decisão

Por que sou assim ?

Esclarecimentos sobre o tratamento psicanalítico.

A dor e a Psicanálise

Vou ser feliz e já volto

O carcereiro e o encarcerado